Adestramento com clicker

31 out 2011 Autor: Coment(s): 0 Em: Blog Tags: ,

Por Dante Camacho

 

Dante Camacho - border colliePoucos sabem realmente do que se trata o adestramento com clicker, mas com certeza muitos já ouviram falar deste método.
O treinamento de animais com clicker, já vem sendo utilizado com sucesso há décadas, mas só recentemente chegou ao conhecimento do público que treina cães.

 

Caracterizado pela não necessidade de se tocar no animal para ensiná-lo, o clicker se tornou útil e imprescindível no treinamento de animais como golfinhos e baleias, por estarem dentro d’água, animais pequenos e sensíveis como ferrets e passarinhos e também animais grandes e ou agressivos como gorilas, leões, cavalos e etc.

 

No treinamento de cães o clicker se faz útil em diversos pontos, mas um considerado por mim, muito importante, é a facilidade na comunicação e o alto grau de compreensão do animal sobre aquilo que queremos ensiná-lo.

 

Utilizado em diversos segmentos do adestramento canino, o clicker pode ajudar o treinador a ensinar um cão tudo o que sua mente for capaz de pensar. Desde fazer as necessidades no lugar certo, até tarefas complexas como reconhecimento de odores e comportamentos em cadeia.

 

O método parte do princípio básico do condicionamento operante. Um som é relacionado a uma recompensa e utilizado como confirmação e parabenização por uma tarefa bem executada.

 

Também é bastante utilizada a indução através de petiscos para ajudar o cão.

 

A utilização de petiscos e recompensas muitas vezes é questionada, alegando-se criar dependência dos mesmos.

 

Graças a uma variação constante no uso de recompensas como quantidade, tipo e freqüência em que são dadas, é possível se treinar cães que trabalhem por longos períodos sem receber petiscos.

 

Por que o click?

 

O som do clicker tem que ser único para que o cão não confunda com outros sons no ambiente; deve ser sempre igual e curto, evitando assim que o cão ache que está sendo recompensado por algo diferente daquilo que desejamos recompensar.

 

Tipos de clicker

 

Clicker - border collie

Com cães é utilizado um aparelho especial que emite um som como o de uma “baratinha”. Para animais aquáticos geralmente são usados apitos de ultra-som.

 

Quem usa o clicker

 

Geralmente são pessoas que procuram um jeito novo de conseguir o máximo do seu cão e acreditam que o cão pode compreende-las. Donos de cães muito grandes ou muito pequenos, que não tem muita força física e que não estão dispostos a ter que enforca-los para ensinar coisas, pessoas que procuram um método em que o cão goste de obedecer. As crianças e os idosos também se divertem muito com o método.

 

Resultados

 

Os resultados do adestramento com clicker são muitos positivos e geralmente ajudam o proprietário e o cão a se relacionarem e a se entenderem melhor. Desenvolve-se no cão, um prazer em aprender e uma maior disposição a responder comandos.

 

No Brasil, o método ainda é pouco difundido, mas com um número de adeptos cada vez maior.

 

O importante é lembrar que, diversos métodos existem e todos eles são funcionais, todos têm suas vantagens e desvantagens; o importante é procurar um que se enquadre com seus objetivos e que acima de tudo, respeite o cão e seu proprietário.

 

Boa sorte e boas clicadas para todos!!!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>